Cultivar um buquê de rosas é mais fácil do que você imagina. Com alguns cuidados simples, as flores podem ser mantidas por mais tempo. Confira 6 dicas práticas para manter seu buquê com aparência saudável por até 15 dias. Se você quiser manter suas rosas como lembrança, temos um bônus sobre como desidratar em casa. 

1. Deixe a rosa respirar Retire todas as embalagens assim que o buquê chegar em casa. Fita, celofane e outras decorações podem interferir na respiração das flores. Antes de colocar as rosas em um vaso ou vaso, certifique-se de que o recipiente esteja completamente limpo. O mesmo cuidado se aplica à água. Certifique-se de que é puro.

2. Cuidado com a umidade e luz solar forte As rosas são flores delicadas. A luz do sol pode danificar o buquê ou descolorir as pétalas. Prefere ambientes bem iluminados, mas não a exposição direta. Mantenha o buquê em local fresco, mas longe do ar condicionado, pois pode desidratar as flores. Condições úmidas ou exposição à chuva favorecem o mofo, que pode ser mortal para as rosas.

3. Corte os caules, mas não os espinhos Usando uma tesoura de jardim, corte diagonalmente 2 cm da base do caule, um de cada vez, sob água corrente para evitar a entrada de ar no caule. Se você não tiver uma tesoura específica, use uma faca serrilhada. Repita o corte das hastes todos os dias. Não remova os espinhos, pois isso reduzirá a vida útil da rosa. E não se esqueça de retirar as folhas submersas, elas podem prejudicar a qualidade da água.

4. Cuide dos vasos e da água Potes transparentes permitem monitorar a qualidade da água. Recipientes de vidro ou acrílico são os preferidos para que você possa observar quando a água fica turva e precisa ser substituída.

5. Limpeza e Proteção É melhor usar sempre água limpa e fria. Em geral, as flores, principalmente as rosas, são muito sensíveis a microrganismos que se proliferam em águas estagnadas. Portanto, use conservantes que são facilmente encontrados em floriculturas. Bleach previne a formação de fungos. Meia colher (café) por litro de água é suficiente. Retire pétalas e folhas caídas da água, pois favorecem o surgimento de bactérias. 

6. Cuidados gerais Troque a água a cada dois dias. Remova as pétalas envelhecidas e use um borrifador para manter as flores frescas e bonitas. A temperatura ideal para proteger as rosas é de 15º à noite e máxima de 27º durante o dia. 

Escrevi esta receita caseira para conservar rosas:

  • suco de ½ limão;
  • 2 colheres de chá de açúcar granulado;
  • 2 colheres de chá de vinagre branco.

 

Essa solução evita o surgimento de fungos, bactérias e algas. Ao mesmo tempo, ela hidrata a haste, enquanto açúcar nutre as rosas. Para 1 litro de água, adicione 50 ml da solução.